Produtos

Telecomunicações: um leque de possibilidades

Se no início da era industrial, a comunicação era lenta, demorava dias ou até meses, hoje temos uma diversidade de mecanismos que torna tudo instantâneo. A evolução deu um salto nos últimos anos e internet por satélite e velocidade de conexão móvel 5G é que guiam o mundo

 

Telecomunicações

Com um piscar de olhos, podemos nos conectar com pessoas nos quatro cantos do país e do mundo com internet banda larga, através de aplicativos e smartphones. Se você já conheceu o telex ou os grandes aparelhos telefônicos de disco, onde era preciso rodar a volta completa para discar o zero, sabe o quanto a tecnologia transformou o mundo. A telecomunicação já faz parte de nossas vidas bem antes do que você imagina.

 

O primeiro telefone foi criado em 1876, pelo inventor Britânico Alexander Graham Bell. A telecomunicação passou por constantes evoluções desde então. O telefone se popularizou e passou estar nas ruas e nas residências, aproximando as pessoas. A partir dos anos 1980, com o surgimento da internet, os serviços de telecomunicações iniciaram sua era moderna.

 

A primeira conexão disponível era via rádio e foi usada por muitos pesquisadores nos primeiros computadores desktop. Anos depois, surgiram as redes a cabo, que trouxeram agilidade e segurança na conexão. Em 1995 foi lançado o primeiro satélite de internet banda larga no espaço, o Spaceway. No início dos anos 2000, surge a primeira banda de internet móvel. Começamos no 2G, passamos para o 3G e 4G. E de 5G nem precisamos falar, né? Já discutimos aqui no blog sobre essa novidade.

 

Internet por satélite

A internet por satélite, que também já falamos um pouco, modificou o modo como o campo se conecta com o mundo. E a parceria entre ELSYS e HughesNet, líder mundial em internet nesse segmento, entrega em  segundos conexão para pessoas que vivem fora dos grandes centros. Em março deste ano, a Hughes, empresa que provê a banda larga HughesNet, anunciou a instalação do milésimo hotspot do Comunidade Wi-Fi na América Latina, em parceria com o Facebook Connectivity. Os hotspots estão distribuídos no Brasil, Colômbia, México e Peru. Cada hotspot do Comunidade Wi-Fi da Hughes é conectado por um acesso via satélite, e permite que comerciantes ofereçam internet a preços acessíveis para até 500 pessoas em suas comunidades rurais, lugares em que a conectividade via cabo é indisponível. Ou seja, a internet por satélite é essencial para quem vive longe dos grandes centros.

 

Uma coisa é certa, a história das telecomunicações está atrelada às modificações do mundo. As transformações da humanidade seguem a telecomunicação, que segue a tecnologia, que fazem parte do nosso dia a dia.

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados