Produtos

Qual o benefício de comprar produtos homologados pela Anatel?

Entenda o papel da Agência Nacional de Telecomunicações e a importância da regulamentação.

Grande parte dos produtos que são vendidos no mercado brasileiro ou no mercado global precisam passar por algum tipo de certificação, esse processo garante que um produto comprado tenha a qualidade assegurada para uso sem nenhum tipo de problema, uma das responsáveis por fazer essas validações no Brasil é a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.

Anatel

A Anatel surgiu em julho de 1997, tendo a regulação das telecomunicações como principal missão com o foco no desenvolvimento do Brasil. Ou seja, todos os dispositivos eletrônicos que possuímos categorizados na classificação de “telecomunicações” precisam de uma autorização prévia da Anatel para que sejam comercializados.

Regulamentação

Na operacionalização, as empresas terceiras que são responsáveis por essa homologação de produtos para o mercado interno. Nessa fase são feitos testes de validação do produto e a garantia da segurança, a Anatel somente lista o que é preciso saber e como devem ser realizadas as validações.

Agora que você já sabe sobre o papel da Anatel, é interessante ressaltar, sempre que um produto possuir o selo de homologação da agência, ele foi testado de forma estressante, a fim de garantir que ele esteja 100% de acordo com a legislação vigente no país. Desta forma, produtos que tem o selo Anatel podem ser considerados mais seguros para os clientes e aptos a servirem com o propósito para qual foram criados.

Além disso, a Agência também tem a responsabilidade de fiscalizar a operação das empresas de telecomunicações, que são as responsáveis por vender produtos e serviços. Então, se você precisar de algum auxílio com as questões de telecomunicações não hesite em procurar a Anatel através dos portais ou mesmo pessoalmente em postos de atendimento.

Atualmente

Hoje, há uma movimentação significativa da Anatel com a intenção de reduzir a ação do mercado paralelo e dos falsificadores de produto. Tudo que circula no país de forma não regulamentada acaba influenciando negativamente o mercado interno, gerando prejuízo para empresas sérias e comprometidas com o andamento da correta comercialização.

Nós da ELSYS, temos o compromisso e a responsabilidade de homologar todos os produtos de telecomunicações. Além de manter os certificados sempre atualizados, garantindo a melhor compra para você, nosso consumidor. Quer saber mais da ELSYS e conhecer nosso portfólio? Acesse aqui.

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados