Produtos

Intersolar – Novidades da maior feira de energia solar fotovoltaica do Brasil

 

Neste último mês, a ELSYS esteve na maior feira de energia solar fotovoltaica do país, a Intersolar, e lá pudermos ver e sentir um pouco deste mercado que vem crescendo de forma exponencial no Brasil e apresentando constantemente inovações quanto aos seus equipamentos, serviços e modalidades de atuação. (Rafael Xavier – Gerente Comercial de Energia Solar da Elsys)

 

Energia solar brasileira

O setor solar no Brasil vem crescendo de uma forma exponencial, como dito acima, e a melhor maneira de ilustrar isso é observando o crescimento do setor.

De acordo com a pesquisa Greener, entramos em 2015 com cerca de 300 sistemas homologados no Brasil, aproximadamente, cerca de 3 anos depois da NR 482 da ANEEL entrar em vigor, possibilitando a compensação de energia. Depois de quatro anos chegamos em um número assustadoramente maior, passando a marca de 90.000 sistemas.

Esse número vem através de um crescimento que dobra ou até triplica de ano a ano, e diversos fatores podem explicar isso, como: preço cada vez mais barato do equipamento, maior oferta de mão de obra qualificada e cursos de preparação, além da que costumamos apontar como principal, a comunicação sobre a tecnologia chegou com maior clareza a ponta.

Falando deste último ponto, pudemos ter certeza na feira. Não existem mais “curiosos” sobre a tecnologia e o setor, as pessoas quase sempre já sabem o que é energia solar, seus equipamentos, como funciona (com certa precisão) e inclusive as referências de algumas marcas de equipamentos.

Ou seja, o consumidor, mesmo o mais leigo, já elevou a barra do mínimo de conhecimento, e com isso aumentamos a base de pessoas interessadas em adquirir esta tecnologia.

Destaques Intersolar 2019

estande elsys

Portanto, se pudermos separar os “grandes marcos” da feira Intersolar South América, enumeraria este como primeiro, o bom nível técnico atingido por consumidores. O segundo se dá na parte de oferta, antes o setor tinha pouca oferta de mão de obra qualificada e de equipamentos, e agora pudemos observar o crescimento do setor na parte de oferecimento e distribuição de equipamentos.

Equipamentos que antes tinham apenas duas ou três marcas, hoje chegam as dezenas. E não estamos falando de equipamentos de segunda linha que chegam aos montes e sem uma base por trás, mas sim de marcas já sólidas em outros mercados e que chegam no Brasil expondo seu portfólio na feira e já com estoques em circulação no mercado nacional.

Um exemplo clássico são os microinversores, item raro de se encontrar alguns anos atrás e com poucas marcas disponíveis e certificadas, agora presente com diversas marcas e com muitos distribuidores que antigamente o deixavam em segundo plano apostando na sua comercialização e no seu diferencial técnico.

Por fim, o balanço de ver esta feira este foi muito positivo, não só pela ótima receptividade que a Elsys teve ao encontrar centenas de parceiros tanto de energia solar como de outras linhas que estão curiosos para entrar no projeto, mas principalmente para observar o crescimento do setor, que mesmo com todos estes pontos, ainda observamos que energia solar mal passa de 1% da matriz energética brasileira, ou seja, o mercado tem ainda muito espaço para crescer e estamos apenas começando!

A ELSYS tem a solução de energia solar ideal para você, conheça nosso modelo de negócio com amplo portfólio em estoque.

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados