Produtos

Dúvidas sobre os receptores Elsys?

Os receptores de sinal para TV são peças fundamentais para o funcionamento da transmissão, pensando na maior comodidade e aproveitamento, os receptores Elsys são modelos desenvolvidos para garantir que a informação coletada pelas antenas seja “compreendida” pelos aparelhos televisivos.

Os receptores Elsys permitem que o usuário  manuseie os canais e funções que envolvem todo o sistema de entretenimento. Ainda assim, muita gente possui dúvidas acerca do funcionamento, das diversas opções de sistema e também da própria instalação.

Confira abaixo algumas das principais dúvidas acerca dos receptores Elsys.

Qual o tamanho de antena recomendado para meu receptor de BANDA C (antena parabólica normal)?

Antenas parabólicas desenvolvidas para a recepção de sinal da banda C podem ser feitas tanto em chapa, quanto em tela e o tamanho ideal é a partir de 1,5 metro de diâmetro. Acompanhando o conjunto das antenas, os receptores Elsys preparados para sintonização da banda C são aparelhos que operam através do sistema analógico, entre os modelos disponíveis estão os receptores Elsys Petit e Elsys 2.0.

Já que busca a sintonização de canais digitais, tanto em formato SD (Standard Definition) ou HD (High Definition), o diâmetro da antena deve ser de medição mínima de 1,70 metro de diâmetro.

A banda C é uma faixa de frequência que opera entre 3.7 GHz a 6.425 GHz e é comumente utilizada para fins comerciais, sendo compatível com transmissão de dados em formato analógico e digital. O formato é largamente utilizado devido à boa estabilidade na recepção de sinal via satélite, mesmo em condições climáticas consideradas adversas.

Qual a diferença entre sistema monoponto e sistema multiponto?

Como o próprio termo sugere, o sistema de instalação monoponto é destinado a apenas um receptor por antena. Em contrapartida, o sistema multiponto é aquele que permite a instalação de mais de um receptor por antena, permitindo que a recepção do sinal seja distribuída por os muitos receptores pela casa ou estabelecimento.

O sistema multiponto é compatível com até 8 receptores em apenas uma única antena. Diferentes modelos de receptores Elsys podem ser utilizados para ambos os sistemas. Entre um dos sistemas, o Oi TV permite a instalação multiponto nomeada como quádrupla, correspondente a quatro pontos distintos em apenas uma antena.

Importante lembrar que um dos principais aparelhos que definem se o sistema é monoponto ou multiponto é o LNBF (Low Noise Block Feedhorn) ou também conhecido como Conversor de Baixo Ruído. Na hora da compra, é importante escolher pelo LNBF com menor temperatura de ruído e ao mesmo tempo maior ganho. Os números partem de 17° e decrescem para 15°, 13° e 12°.

Posso usar os receptores Elsys SATMAX HD ETRS36 ou o DUOMAX HD ETRS30 com antena de banda KU?

Apesar da compatibilidade com o sistema de Banda KU, tratam-se de produto de uso prioritário em sistema de BANDA C e que recepcionam apenas sinais que já estejam “decodificados” por suas emissoras no satélite de apontamento da antena.

Dessa forma, recomendamos a BANDA KU (antena 60cm, 75cm e 90cm) apenas como sistema adicional, não eliminando a necessidade de utilização paralela também de uma antena parabólica banda C, em chapa ou tela, a partir de 1.70m de diâmetro.

Essa recomendação se dá, justamente pelo fato de haver poucos canais abertos por suas emissoras em satélites de BANDA KU e com a utilização apenas desse sistema no receptor a grade de canais ficaria extremamente escassa.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados