Produtos

Do espaço para o campo, a internet via satélite

Sistema surgiu para conectar localidades distantes, onde não havia a possibilidade de instalar cabos. Modelo integrou o campo com à cidade e deixou os extremos do mundo mais próximos uns dos outros.

Já faz tempo que a internet é parte do cotidiano. Nos dias de hoje ninguém se imagina desconectado do mundo, talvez apenas durante as férias para fazer um “detox” do mundo virtual, mas a maioria não vive sem. Até no campo a produção agrícola, os processos produtivos e os equipamentos contam com a internet para a geração de dados. Esses locais mais distantes, contudo, podem sofrer com a falta de conexão porque não têm cabeamento ou fibra óptica, e é aí que entra a internet via satélite.

Na internet via satélite, a transmissão de dados é feita por satélites no espaço, obviamente, por um ou vários equipamentos. O primeiro satélite de banda larga lançado no espaço foi o Spaceway, em 1995. Na época, trouxe uma grande inovação, mas existiam dúvidas se essa tecnologia seria tão veloz quanto a conexão via cabo. Atualmente, a velocidade de ligação pode alçar até 22 MBps, e a solução é perfeita para quem vive em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

Para converter o sinal do satélite em sinal de internet, é preciso dois modens e uma miniantena parabólica. Toda a recepção e transformação de dados é muito rápida. Tem desvantagem? Sim, porque mesmo não havendo a barreira física que a transmissão por cabos encontra em alguns momentos, a latência da conexão via satélite é maior, ou seja, o recebimento e o envio de conteúdo tendem a levar mais tempo, apesar da alta velocidade.

O ponto fundamental da internet via satélite é a integração em pontos distantes, o que contribuiu para o desenvolvimento do agronegócio, e permitiu o crescimento do setor. Nós, da ELSYS, somos parceiros da HughesNet que levar internet via satélite ao campo para transformar vidas. Desta forma, contribuímos para o desenvolvimento de regiões remotas, levando tecnologia e facilidade de conexão às famílias.

 

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados