Produtos

Diferenças entre conversor e receptor digital

Receptor e Conversor Digital: Quais as diferenças?

O Brasil está vivendo um processo de passagem do sinal analógico para o sinal digital. O analógico é aquele cheio de ruído, chiados e imagens de qualidade inferior. O digital já é uma imagem melhor e mais nítida. Entretanto, para conseguir ver a imagem com a qualidade do sinal digital, os televisores precisam de um conversor ou um receptor digital.

Mas qual a diferença?

O conversor, assim como o nome diz, é um equipamento que transforma o sinal analógico em digital. Em uma loja Elsys você pode encontrá-lo com o nome de set-top box.

O conversor consegue transformar o analógico em digital porque ele divide o sinal analógico que vem das antenas da emissora em diversos pacotes de dados, que são separados em 3 categorias: áudio, vídeo e dados. Cada um deles, depois desse processo, é transformado em código binário, que é utilizado no sinal digital. Apenas após essa etapa é que as informações são enviadas para as saídas de áudio e de vídeo da TV.

Já um receptor digital está ligado a antenas parabólicas. É possível encontrar no mercado receptores dos tipos analógico, digital e HD. Um receptor digital, mesmo fornecendo uma qualidade de imagem superior à do analógico, certamente não vai entregar uma imagem com a qualidade do HD, ou seja, com uma resolução de 1.280×720 pixels. Isso pode ser explicado porque ele usa cabos RCA para conduzir os dados às saídas de áudio e vídeo da televisão.

No caso dos receptores HD, eles conseguem transportar as imagens no sinal digital com a resolução em High Definition, pois usam o cabo no formato HDMI, que transmite áudio e vídeo por via única. A grande vantagem desses tipos de receptores é que utilizam o sinal DVB-S2, que transmite os sinais digitais na resolução de 1.920×1.080 pixels, ou seja, full HD.

E quando cada um deve ser usado?

Os conversores digitais são ideais para você utilizar quando quiser dar vida útil maior a uma TV mais antiga, como as de tubo, por exemplo, que não aguentam o sinal digital por padrão. Dessa forma, comprando um conversor digital externo, você pode conectar na televisão antiga pelos cabos RCA e assim conseguir a melhor qualidade de imagem na máxima resolução. Nos televisores de LCD ou LED, esse componente já vem integrado.

No caso do receptor digital, ele deve ser utilizado para assistir aos canais transmitidos via satélite. Nesse caso, opte por uma antena digital ou HD.

Fonte: TechTudo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados