Produtos

Conexão que vem do espaço via satélite

Grande parte dos brasileiros estão trabalhando em casa durante a quarentena, mas setores essenciais, como a agricultura, seguem as atividades. A conexão via satélite traz a comunicação mais rápida e leva informação a quem precisa

 

Enquanto mais da metade da população trabalha de suas casas, cumprindo as recomendações das autoridades de saúde, há uma parcela que segue em sua rotina. O trabalho no campo se tornou fundamental para o abastecimento, e a conectividade em áreas mais distantes, primordial. Já falamos aqui sobre esse tema, mas encontramos algumas novidades sobre essa tecnologia, então vale a pena conferir.

 

Qualidade e velocidade

A internet via satélite, como o próprio nome diz, vem de satélites que ficam no espaço. Com velocidade que pode chegar até 25 MBps, tornou-se importante aliada dos setores de agricultura e pecuária nos últimos anos, já que ela alcança áreas mais distantes, principalmente onde há dificuldade geográfica para a passagem de cabos. Atualmente, mais de 5 mil cidades brasileiras são conectadas com o mundo virtual graças a esse modelo.

 

Para se ter uma ideia da importância da internet via satélite em larga escala, no mês passado, a SpaceX, empresa norte-americana de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial, recebeu aprovação do governo americano para instalar até 1 milhão de terminais de usuários nos Estados Unidos para sua internet banda larga via satélite. Isso significa operar estações terrestres fixas por meio do sistema de satélites em órbita não geoestacionária.

 

Foto: Ergon Filter/Divulgação

Conjunto de satélites da Starlink visualizada no Brasil pelo Fotografo: Ergon Filter/Divulgação

 

Quando se pensa na agilidade da velocidade da internet via satélite, um dos principais satélites para conexão no mundo, o Starlink, consegue desempenho com latência abaixo de 20 milissegundos nas áreas rurais. Consegue imaginar? Enquanto você leu essa linha, alguém já se conectou!

 

No Brasil

Aqui no país, uma novidade bacana: a Rede Nacional de Pesquisas está abrindo espaço para a internet via satélite nas Unidades Básicas de Saúde. A partir de agora, empresas com essa solução também poderão participar de licitação para o fornecimento de internet, o que mostra sua relevância em conectividade.

 

A internet via satélite é a melhor solução para áreas mais afastadas dos grandes centros ou em áreas agrícolas. Ela permite conexão estável e agilidade de dados. A ELSYS tem uma parceria com a HughesNet e, por ela, consegue fornecer rapidez na conexão e a integração de pontos distantes, o que é fundamental para que esses setores continuem suas atividades.

 

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados