Produtos

Como funciona uma televisão?

A TV é um aparelho muito comum nos lares brasileiros nos dias de hoje, mas nem sempre foi assim. O aparelho teve de ser inventado, difundido e ainda superar o rádio, que foi o principal veículo de comunicação do mundo por muitos anos. Vamos descobrir quem inventou a TV, como funcionavam os primeiros aparelhos e como aconteceram as primeiras transmissões de TV no Brasil.

Quem inventou a TV?

A TV surgiu no ano de 1925 e foi inventada em Londres, por um inglês chamado John Logie Baird. Inteligente, o cientista inglês conseguiu desenvolver dois aparelhos: um que captava imagens de um lado de uma sala e outro que transmitia a imagem captada em outra sala.

O conceito do aparelho de TV foi lançado em 1939, na Feira Mundial de Nova York. Antes disso, em 1926, o experimento teria sido aprovado por experientes e renomados cientistas do rigoroso Royal Institution, fato que garantiu credibilidade ao experimento.

Como funciona uma televisão

Como funcionavam as primeiras TVs?

As TVs pioneiras tinham uma péssima resolução, algo típico para a década de 20, com transmissão e resolução baseadas em apenas 60 linhas. Só para ter uma ideia em termos de comparação, atualmente as TVs do tipo analógico possuem 480 linhas em sua resolução. Quanta diferença!

A TV e sua tecnologia se expandiram com o advento da Segunda Guerra Mundial, uma vez que em tempos de guerra as pesquisas tecnológicas ganham recursos e empenho dos governos. Em 1930, emissoras de TV que ficariam consagradas começaram a aparecer como BBC e CBS, dando destaque principalmente para atrações como modalidades esportivas.

Como a TV veio parar no Brasil?

O responsável por trazer os primeiros aparelhos de televisão para o Brasil, assim como preparar os primeiros estúdios e sistemas de transmissão de TV, foi o magnata da comunicação Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados.

A TV Tupi de São Paulo foi a primeira emissora oficial do Brasil, tendo sido inaugurada no dia 18 de setembro de 1950. Assis Chateaubriand tratou de, primeiramente, organizar os estúdios e equipamentos de transmissão para, depois, se recordar de que era preciso encomendar aparelhos de TV, que ainda não eram fabricados no Brasil.

Os primeiros aparelhos foram trazidos por Assis Chateaubriand de maneira clandestina e distribuídos para as personalidades políticas, empresariais e artísticas mais importantes do país para a inauguração da TV Tupi. É importante lembrar que nesta época a transmissão e a resolução de TV eram feitas em preto e branco.

A TV em cores chegou ao Brasil na década de 1970. Os programas eram transmitidos ao vivo e não existiam as redes de TV, uma vez que não havia capacidade técnica para transmitir a mesma programação para todo o país, muito menos ao vivo e com dimensões continentais, como ocorre no Brasil.

Atualmente, o Brasil é considerado uma referência na arte de produzir material para televisão e capaz de trabalhar com as melhores tecnologias para transmissão de TV, tendo como grandes empresas grupos como Globo, SBT, Record, Band, RBS e muitos outros canais que agradam brasileiros de todos os cantos do país.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados