Produtos

Como evoluíram os fones de ouvido?

Em suas primeiras versões, os famosos fones de ouvido não foram desenvolvidos apenas para ouvir música. Chamados de auscultadores, auriculares ou headphones, os nomes variaram tanto quanto as versões. Muitos evoluíram para aparelhos mais sofisticados, com tamanho e acústicas diferenciadas, enquanto outros optaram por seguir uma linha slim, esportiva e ergonômica.

Segundo a história, as primeiras versões datam de 1910, com aparelhos feitos por Nathaniel Baldwin com o intuito de ajudar na comunicação, sendo utilizados em amplificadores de telefones e ou de rádios. Na época, eles eram muito usados para realizar as transmissões de veículos de comunicação, como o rádio. Porém não havia ainda comercialização para o grande público, pois eram feitos de materiais pesados.

Popularização do aparelho

O produto se popularizou em 1958, quando John C. Koss e Martin Lange inventaram o primeiro modelo estéreo. A invenção tinha como objetivo criar um objeto que ajudasse os usuários a ouvirem suas músicas sem perturbar as pessoas que estivessem no mesmo ambiente.

Mas foi só em 1979 que os headphones viraram mesmo uma febre, graças ao sucesso dos saudosos walkmans. Com a inovação, os modelos ganharam uma nova identidade e ficaram muito mais portáteis. Naquela época, uma grande empresa teve a ideia de lançar um walkman que já vinha com os headphones.

Porém, apesar do sucesso, muitas pessoas reclamavam que os novos headphones não isolavam bem o som, fazendo com que os fones com aquelas “almofadas” nas pontas voltassem ao mercado – mas em formatos menores.

Após a década de 2000, os modelos voltaram a ser grandes. O tamanho era “compensado” pelo isolamento acústico, o que melhorava significativamente a qualidade do som.

Em 2001, a Apple mudou o jeito de ouvir música e, também, os fones de ouvido – que se tornaram menores, mais ergonômicos, mais modernos em design e com capacidade sonora superior. O acessório veio junto com o lançamento dos iPods, que em pouco tempo dominaram o mercado.

Finalmente, em 2008, a novidade foram os fones de ouvido da Monster, o “Beats by Dr. Dre”. O headphone era uma ideia do rapper Dr. Dre com o produtor musical, Jimmy Iovine. Rapidamente, o acessório se tornou uma febre e todo mundo começou a usar o modelo, que ganhou o mercado em diversas versões de muitas marcas, sendo popular até hoje.

Quer adquirir fones de ouvido esportivos, ergonômicos, leves e com ótimo isolamento acústico?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados