São muitos os aparelhos que podem ser conectados à TV ou ao monitor que você tem na sua casa. Dependendo do modelo, são mais ou menos opções: receptores de TV por satélite, por assinatura, conversores de sinal digital terrestre, DVD Blu-Ray, videogame, home theater notebooks e mais ainda. Por isso, é melhor saber onde conectar cada um deles.
Então, vamos lá!
VGA
A conexão azul é bastante conhecida e uma alternativa para conectar os notebooks ou PCs às TVs ou monitores. É digital, mas não transmite imagens em alta definição nem áudio.
RF – Radiofrequência
Essa conexão a maioria conhece, pois já equipa os televisores desde os modelos de tubo. É usada ainda hoje para conectar as antenas com sinal terrestre, via satélite ou das TVs por assinatura. Mais antigamente, os videocassetes e videogames também usavam.
Vídeo Composto
Apesar de ser uma das primeiras conexões, ainda analógica, é muito usada, pois está presente na maioria dos equipamentos. Recebe três cabos, dois para áudio estéreo, um vermelho e outro branco, e um cabo para vídeo, amarelo. É um verdadeiro quebra-galho em muitos casos.
S-Vídeo
Não chegou a emplacar como outras conexões. Também analógica, é uma entrada apenas de vídeo, que suporta resoluções melhores até 576i. O sinal que ela recebe vem com a luminância (preto e branco/brilho contraste), separado em cores. Para recepção de áudio, é necessária a conexão de outro cabo, que pode usar as entradas branca e vermelha do vídeo composto.
Vídeo Componente
É semelhante à entrada de vídeo composto, entretanto, com mais qualidade na imagem recebida, que vem dividida em três sinais: luminância (preto e branco/brilho contraste), o vermelho e azul. Os cabos dessas conexões podem ou não vir acompanhados também pelos cabos de áudio. Entre as soluções, a analógica é a melhor.
HDMI
Essa é a conexão da vez, encontrada em praticamente todas as TVs ou monitores e também em DVDs, videogames, notebooks, entre outros.
Digital e de alta definição, oferece resoluções de até 1080p, suportando qualquer formato de vídeo e até 8 canais de áudio. É a melhor opção para se obter qualidade, tanto de imagem como de som no mesmo cabo.
DVI
Digamos que seja a evolução do VGA, pois oferece melhor qualidade de imagem. Não é tão comum nos aparelhos de TV, mas pode ser encontrada nos monitores para computadores voltados para edições de imagem e games.
Áudio Óptico
O melhor som vem através da luz. Essa conexão, não muito usada por aqui, transfere o áudio com altíssima qualidade, pois seu cabo é livre de qualquer interferência que aparelhos próximos poderiam causar. É o verdadeiro som de cinema.
Lan/WiFi
Num mundo tão conectado como o de hoje, nada mais natural que uma entrada para conectar a TV ou monitor a uma rede. E essa conexão pode ser física, através de cabo pela porta lan, ou sem nenhum cabo via wifi como na maioria das Smart TVs fabricadas hoje em dia.
Fontes: Tecmundo/Dataplus