Você conhece os diferentes tipos de antenas externas existentes? O assunto pode parecer muito técnico, específico e só interessar a quem trabalha nessa área.
Conhecer as diferenças e semelhanças entre as antenas, é ponto primordial para instaladores e entusiastas que gostam de ter uma boa programação de TV em casa.
Antes, muita gente buscava as programações de qualidade nas TVs a cabo, mas, segundo a Anatel, as assinaturas desse tipo de tele transmissão caíram 1,63% em 2016. Isso deve-se à chegada e à expansão da TV digital no Brasil. Mas, saiba que, não basta um bom receptor digital para captar o sinal, ainda é necessária uma antena de qualidade. Antenas internas são ideais para apartamentos, enquanto as externas funcionam em casas.
1. Antena Externa Yagi-UDA
Esse tipo de antena externa funciona para as transmissões em UHF e VHF em monocanal. As faixas dela são mais estreitas e com operação para monocanal. Para quem não sabe, as antenas VHF são feitas exclusivamente para captar sinal de rádio e de algumas TVs mais antigas. O UHF é o sistema que atualmente funciona para captar a transmissão de TV aberta no Brasil.
O sinal do receptor digital, por sua vez, também é transmitido por meio de UHF. Essas antenas com capacidade para UHF são as mais indicadas para grandes centros urbanos, pois o material delas faz com que as programações de TV não sofram tantas interferências, o que prejudica ou torna inviável a qualidade de imagem e de som.
2. Antena LOG-Periódica
A antena LOG Periódica também funciona em faixas VHF e UHF, mas diferente da Yagi-UDA, ela trabalha em sistema de operação multicanais. A estrutura física dela é quase toda horizontal, de tamanho compacto ideal para casas.
3. Painel Dipolo
As antenas de Painel Dipolo têm estrutura de alumínio, material altamente resistente e, consequentemente, durável. Ela funciona nas faixas UHF e VHF e são fabricadas para atender as necessidades das emissoras de TV que transmitem sinais em potência máxima de até 1kW. Vale lembrar que os limites e potências de imagem e áudio são sempre definidos e liberados pelas emissoras de televisão.
4. Painel H ou Painel Duplo Delta
Com tamanho um pouco maior que os modelos anteriores, essa antena Painel H ou Painel Duplo Delta funciona em média e alta potência de faixa VHF. Dois elementos fazem a estrutura dela: irradiante em forma de Duplo Delta e um refletor de grade.
5. Slot
Antenas Slot transmitem os sinais de TV tanto em VHF como em UHF. Esse é o tipo mais indicado para diferentes ambientes externos.
6. SuperUnstile ou Batwing
Essas antenas tem o formato que lembra bastante várias formas geométricas. E se olhada de longe, ela parece uma borboleta, modelo bem fácil de identificar. A função dela é para faixa em VHF e a estrutura condizente com grandes topos e altas torres.
7. Parabólicas
As antenas parabólicas são as mais usadas e conhecidas por todo o território nacional. Elas funcionam como captadoras de sinal para receptor digital em UHF e também como repetidoras de sinais.
Ainda tem alguma dúvida sobre os diversos modelos de antenas? Deixe nos comentários! 😉