Produtos

Loja flutuante leva internet via satélite para comunidades ribeirinhas na região amazônica

A região amazônica e as comunidades ribeirinhas enfrentam desafios significativos em termos de acesso à internet. Isso se deve em grande parte à falta de infraestrutura de telecomunicações na região, que dificulta a implementação de redes de internet de alta velocidade. Além disso, as comunidades ribeirinhas muitas vezes estão localizadas em áreas remotas e de difícil acesso, o que torna ainda mais difícil a instalação de infraestrutura de telecomunicações e internet.

A RC Sat é uma loja flutuante que está mudando a vida de muitos ribeirinhos na região de Careiro da Várzea e Manaquiri, no estado do Amazonas. Localizada a 270 km de distância da cidade de Manaus, a loja é um projeto pioneiro que visa oferecer conexão de internet via satélite para as comunidades ribeirinhas da região.

Essa iniciativa tem sido possível graças a uma parceria entre a RC Sat e as empresas Elsys e HughesNet, que fornecem a tecnologia necessária para a conexão via satélite. Antes da chegada da RC Sat, muitas das comunidades ribeirinhas da região não tinham acesso à internet, o que as deixava desconectadas do mundo digital e limitava suas possibilidades de aprendizado, trabalho e comunicação.

“Alguns anos atrás a gente não tinha nenhum tipo de comunicação, para se conectar era preciso ir para outra região”, afirma Rusivaldo Chagas, proprietário da RC Sat.

Com a chegada do serviço de internet via satélite, essas comunidades agora têm a oportunidade de se conectar com o mundo e acessar informações importantes sobre saúde, educação, negócios e entretenimento. Além disso, a internet também possibilita que essas comunidades se comuniquem com seus familiares que vivem em outras regiões do país ou do mundo, o que ajuda a fortalecer os laços familiares e sociais. “Facilitou a vida de muita gente aqui na área rural, muitas pessoas trabalham como produtores rurais e a internet os ajudou a oferecer seus produtos para outras regiões”, completa Rusivaldo.

Além disso, a RC Sat também oferece uma gama de produtos e serviços para a comunidade ribeirinha. Com isso, a loja flutuante tem ajudado a impulsionar a economia local e a melhorar a qualidade de vida das pessoas da região. A iniciativa da RC Sat, Elsys e HughesNet mostra como a tecnologia pode ser usada para transformar a vida das pessoas e promover o desenvolvimento social e econômico de comunidades carentes. Essa é uma história inspiradora que merece ser compartilhada e celebrada.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados