Produtos

Benefícios da nova parabólica banda KU

A migração dos canais para a Banda Ku trouxe uma oportunidade inédita para a implantação de novas tecnologias e práticas de transmissão que através da nova geração de receptores de TV como o Satmax 5 trarão aos usuários benefícios e comodidades até então inéditas no serviço de TV aberta e gratuita via satélite. Vamos conhecer cada uma delas?

A primeira grande mudança está na lista de canais, neste novo modelo de transmissão a lista de canais é padronizada e disponibilizada via satélite para os receptores, ou seja, não é mais necessário que o receptor tenha uma lista de canais pré-carregada. A grande vantagem disso é que não ocorrerá mais aquele inconveniente de ter canais com a tela preta ou mensagem de sinal não encontrado que reconfigurar a lista de canais do receptor toda a vez que houver uma mudança nos parâmetros de transmissão (ex. mudança de TP). Como o receptor lê esta informação do satélite, isso ocorrerá de forma automática ou através do simples acionamento de uma opção de menu.

Uma vez que a banda Ku do satélite Star One D2 também é utilizada para a transmissão dos canais de TV por Assinatura via satélite (DTH), recursos dos receptores popularmente usados na banda C como a Busca Cega deixam de fazer sentido pois se tornariam demorados (uma vez que existem mais serviços nesta banda) e pouco práticos pois preencheria a lista de canais com canais fechados e não liberados para assistir.

Falando da lista de canais, esta também está padronizada. Os nomes e números dos canais agora são fixos, ou seja, independente de modelo/fabricante do receptor o nome e o número dos canais serão sempre os mesmos. Isso é muito bom pois facilitará a comunicação e identificação das emissoras com os telespectadores além de facilitar a memorização dos seus canais prediletos para acessá-los diretamente pelo número no seu controle remoto. O Satmax 5 possui também a função de Favoritos, ao qual você pode facilmente definir uma lista apenas com os canais que você mais gosta de assistir.

Existem outras mudanças importantes que estão relacionadas mais a qualidade do serviço de distribuição do sinal e, de quebra, a melhor qualidade de recepção dos canais aos consumidores. A operação do serviço de TV aberta via satélite na banda Ku é realizada de forma centralizada por um corpo técnico composto por engenheiros e técnicos com grande experiência em TV, esta equipe é a responsável por apoiar as emissoras e demais empresas envolvidas na transmissão do sinal de TV padronizado seguindo regras pré determinadas de forma a garantir que os receptores que já seguem esse padrão recebem o sinal de vídeo, audio, closed caption, audio descrição com a maior qualidade e disponibilidade possível.

Isso permite que tanto a inclusão quanto a exclusão de canais na grade sejam feitos de forma mais controlada. Diferente da operação em Banda C onde um novo canal é disponibilizado para então os receptores serem reconfigurados (ou via configuração manual ou atualização de software) para sintonizar o canal; na Banda Ku o sinal é liberado no satélite, passa por um período de teste onde os fabricantes de receptores e transmissores do sinal podem verificar a qualidade e se todos os recursos estão funcionando adequadamente de forma antecipada e só então o canal é liberado de forma automática para os receptores. É por essa razão que os novos canais em banda Ku são liberados no satélite, mas só aparecem efetivamente na grade de canais dos receptores depois de alguns dias. Durante esse período de testes o(s) canal(is) pode(m) ter mais períodos de interrupções ou intermitências e até mesmo falta de recursos como Closed Caption por exemplo.

Além disso, o novo sistema de transmissão em banda Ku já está preparado para as tecnologias mais atuais de transmissão como a compressão em HEVC e transmissão em DVB-S2x (já existem canais e transponders em operação com estas tecnologias) possibilitando a transmissão ao vivo com a já reconhecida qualidade e com menos latência.

Já existem canais que oferecem opção de audio Dolby Digital permitindo uma experiência de áudio mais imersiva através do recurso de Pass Through do Satmax 5 transmitindo este formato diretamente para a sua TV ou Home Theater; e também mais canais participantes do sistema SATHD Regional (atualmente com 3 emissoras de TV totalizando 27 canais entre nacionais e afiliadas) levando mais conteúdo regional.

Por estas razões e pelo fato de o Star One D2 ser um dos satélites oficiais escolhidos para a transmissão de TV aberta via satélite, será possível ter uma experiência completa de TV com os principais e toda a variedade de canais abertos sem a necessidade de ter que usar mais do que uma antena e instalação casadas com chave Diseqc (como é muito comum atualmente na Banda C). Conforme a regulamentação atual, todos os canais disponíveis na Banda C doméstica disponíveis em satélites brasileiros serão desligados em 2025. Dessa forma nos próximos meses muitos canais serão disponibilizados na Banda Ku do Star One D2 e uma instalação mais simples (com uma única antena) permitirá a captação de tantos canais como atualmente em instalações com múltiplas antenas e chave DiseqC.

O Satmax 5 da Elsys é um receptor de nova geração adequado com todos os padrões estabelecidos para a transmissão do StarOne D2 em Banda Ku. Com ele você poderá usufruir de todos os recursos, qualidade e benefícios dos canais TVRO da Banda Ku do StarOne D2 explicados neste artigo e utilizar nos sistemas legados como o SATHD da Banda C e outros canais free to air.

Acompanhe nossos canais e conheça mais.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados